E-book

Segredo Interestelar, de Alexei Panshin

Qual era o terrível segredo desse mundo interestelar? Alexei Panshin, apresentado ao público de língua portuguesa pela saudosa Colecção Argonauta, nos traz uma obra verdadeiramente apaixonante. As viagens espaciais podem ser longas e tediosas. Por isso, uma parada para relaxar e reabastecer é tão importante. Conheça Star Well, uma estação espacial incrustada em um asteróide, local de descanso para os viajantes em trânsito. Lá se pode encontrar de tudo: casinos, salas de jantar, luxuosas suítes, lojas caras e, também, estranhos viajantes.

O escritor Alexei Panshin, nascido em 1940, em Lansing, Míchigan, também foi um importante crítico de ficção científica americano. Ele escreveu várias obras críticas e romances, incluindo o vencedor do prêmio Nebula de 1968, Rite of Passage. Com sua esposa Cory Panshin, criou o estudo de ficção científica vencedor do Hugo Award em 1990, The World Beyond the Hill.

Edição da Argonauta e versão dos EUA

Panshin é principalmente conhecido pela série de Anthony Villiers, que consta de três livros: Starwell, The Thurb Revolution e Masque World. O autor criou uma saga, uma coleção de 3 romances sobre um jovem chamado Anthony Villiers, que anda sempre acompanhado por um Trog (um alienígena peludo que mais parece um sapo) em suas viagens a diferentes planetas. As histórias são bem divertidas, mas há sempre mistérios a serem revelados — Villiers é realmente um Lord da aristocracia? Por que o padrão de pele do Trog incorpora todas as cores de pele conhecidas de diferentes castas em seu planeta? Ele pode influenciar os pensamentos das pessoas? Quem está tentando matar o Sr. Villiers desta vez? O herói acaba passando sempre pelos mesmos percalços em suas aventuras.

“Em qualquer escala objetiva, Star Well é um grão de poeira. No entanto, é suficientemente grande para a sua função. Visto de fora, nada tem de impressionante. E um pedaço de rocha de formas irregulares e esquinadas, com uns cinquenta quilômetros de comprimento e uns dezasseis de largura, no máximo. Os únicos sinais exteriores da presença humana são as antenas esqueléticas e as grelhas de descida, com a sua rede metálica. Quando uma nave atraca, alguns homens aparecem à superfície e há uma breve atividade, mas depois as antenas e as redes são deixadas entregues a si próprias.”

Trecho de “Segredo interestelar, de Alexei Panshin.

E os segredos que existem na estação espacial Star Well não podem conservar-se para sempre, sobretudo no espaço vigiado pelo Império de Nashua, uma vasto poder que mantém a galáxia civilizada unida. O pequeno universo de Star Well tinha de encontrar o seu termo… Um romance empolgante, em que Alexei Panshin nos revela o melhor da sua imaginação.

O que torna esses romances tão persistentes ao tempo é a qualidade literária de Panshin, centrada nos personagens, sempre defeituosos e ambíguos. Os elementos tecnológicos são bem secundários ao enredo, uma vantagem para os livros, que não ficam velhos ou datados. O humor é uma das principais características do autor, com seu sarcasmo sutil e um tom de confidência ao narrar. Infelizmente, a quarta parte da saga, prometida ao final do livro 3, nunca foi publicada, mas se chamaria The Universal Pantograph.

O autor Alexei Panshin e a edição especial com o consolidado das aventuras de Antony Villiers.

 “O mundo além da colina: ficção científica e a busca pela transcendência” tornou-se uma obra de referência para a pesquisa do gênero da Ficção Científica. Eles levaram cerca de dez anos para pesquisar e escrever, embora já tivessem feito tentativas anteriores de escrever um livro sobre o gênero. A obra considera a evolução da ficção científica da fantasia de 1764 de Horace Walpole , O Castelo de Otranto, aos escritores de ficção científica modernos até meados do século XX. The World Beyond the Hill foi publicado pela primeira vez em capa dura por Jeremy P. Tarcher em agosto de 1989 em uma edição limitada assinada e numerada de 500 cópias; uma edição de capa dura mais ampla para lançamento geral e uma edição de bolso comercial da mesma editora no mesmo ano. Uma edição de e-book foi lançada pela ElectricStory.com em dezembro de 2002, e uma nova edição de capa dura pela Phoenix Pick em abril de 2010. 

Alexei Panshin e sua esposa Cory Panshin.

O autor também executou um estudo detalhado sobre a obra de Robert A. Heinlein, chamado Heinlein In Dimension, ganhador de um prêmio Hugo, mas que não agradou o próprio Heinlein, que tentou impedir sua publicação à época.

Sobre o ebook

  • Este arquivo foi feito para a preservação da memória da ficção científica no Brasil e destina-se à pesquisa e aos fãs. Sua venda portanto é proibida.
  • O livro foi digitalizado em sua integralidade, mantendo o texto original. Foram incluídas também notas explicativas, para auxiliar a compreensão de alguns termos muito específicos e aumentar a imersão de leitura. Um agradecimento muito especial ao amigo Richard Legrand, que me ajudou muito nesse ebook.
  • A ilustração de capa foi mudada. As propagandas internas foram descartadas para manter o tamanho do arquivo o menor possível, de forma a facilitar sua circulação e otimizar a leitura em smartphones e tablets.

BAIXE A VERSÃO EPUB

BAIXE A VERSÃO MOBI (KINDLE)

BAIXE A VERSÃO PDF

Gostou dos conteúdos? Com sua ajuda, mais livros como esse virão. Você pode apoiar o site AQUI.

Padrão

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s