Revistas Magazine de FC

Revista Magazine de Ficção Científica nº 3

É com muito orgulho que apresento mais um exemplar da famosa Magazine de Ficção Científica, desta vez a edição número 3, de junho de 1970.

Nesta edição da MFC, se sobressai o conto longo (novela) “PRETO + BRANCO = VERDE”, de Evelyn E. Smith, uma brilhante escritora de FC e também de mistérios. A autora norte-americana nasceu em 1922 e durante a década de 1950, com seu próprio nome, conseguiu espaço em um gênero reconhecidamente machista. Ela publicou regularmente contos e novelas em publicações como Galaxy Science Fiction , Fantastic Universe e a prestigiosa The Magazine of Fantasy & Science Fiction . Sua ficção curta varia de sátiras ambientadas em um cenário pós-apocalíptico , como “The Last of the Spode” e “The Hardest Bargain”, a “BAXBR / DAXBR”, onde ela explora os perigos das palavras cruzadas marcianas. Seus romances de ficção científica , que tratam principalmente de questões de identidade de gênero e, como todas as suas obras, caracterizam-se por sua inteligência e humor.  Smith é provavelmente mais conhecida, entretanto, por sua série Miss Melville Mystery, que narra as façanhas de uma socialite de meia-idade que se tornou assassina. A autora faleceu em 2000.

Outro destaque vai para o conto de Hugo Corrêa, um escritor de ficção científica chileno consagrado na América Latina e também bastante conhecido nos EUA. Corrêa nos brinda com uma narrativa curta e ágil que tem ainda o grande mérito de parecer ter sido escrita nos dias atuais. O nosso autor brasileiro Walter Martins também merece citação por sua mescla de gêneros com muita desenvoltura, além do tema remeter à religiosidade tão presente em nosso país.

Algumas das capas da coleção

Editada pelo escritor de FC Jeronymo Monteiro, a revista Magazine de Ficção Científica foi a versão brasileira da Fantasy & Science Fiction norte-americana. Como diretor de redação da revista, Monteiro selecionava os contos a serem traduzidos e também atuou como incentivador da produção nacional: apresentava a cada número um autor brasileiro de FC, o que foi uma atitude corajosa, além de grande inovação para a época.

A revista contou com 20 edições, começou em abril de 1970 e foi encerrada em novembro de 1971. Derivadas da coleção, surgiram também três livros de coletânea com os melhores contos.

A imagem de capa foi restaurada para o Ebook.

RESENHA COMPLETA DA MAGAZINE DE FC NÚMERO 3

PRETO + BRANCO = VERDE | Evelyn E. Smith

Uma história bastante incomum, uma mistura de drama adolescente com  fortes doses de crítica social, e brincadeiras com estereótipos… e claro, alguns elementos de FC bem interessantes. Um casal muito jovem (ele branco e ela negra), além de lidar com a questão da perda da virgindade, identidade e do mundo das drogas, busca um sentido de vida numa época de turbulência, preconceito e choques raciais. É justamente essa busca que os leva a um lugar novo, cheio de maravilhas estranhas. A noveleta de Evelyn E. Smith deve ter deixado o Editor Jeronymo Monteiro ruborizado, devido aos temas progressistas. Monteiro chegou a comentar: “É um estranho trabalho, cheio de humor, em que se debatem o problema racial, o problema sociológico, o choque das gerações.”

A METAMORFOSE | Damon Knight

Um conto curtíssimo, onde acompanhamos um casal, que de comum não tem nada. O autor criou uma narrativa intrigante, mesmo nos apresentando só um flash, um momento de drama e mistério com um ótimo elemento sci-fi/místico. Recomendo uma leitura atenta pois o plot está nas sutilezas.

HORA DE PARTIR | Douglas Angus

Outro conto curto. Na verdade, parece mais um fragmento ou o início de uma história maior. Dois homens vagam pelas ruas desertas de uma cidade que parece devastada. Mas o que houve com o mundo? Teria ocorrido um holocausto nuclear? Guerra biológica? De todo modo, é complicado ser um sobrevivente e até os problemas mais corriqueiros podem se tornar um pesadelo quando o mundo acabou.

DEPOIS DO ENFER | Philip Latham

Outro conto clássico que representa bem a era de ouro da FC, com um tema que lhe foi recorrente: outras dimensões! Um homem pacato chamado Samuel Baxter, frustrado com a vida medíocre que leva, decide participar de uma estranha experiência conduzida por cientistas da Universidade local. Na tentativa de provar a si mesmo o seu valor, Baxter irá enfrentar um horror inimaginável e de consequências inesperadas.

ALTER EGO | Hugo Corrêa

Um homem em crise, arrependimentos tardios, amores perdidos. A história de Antônio é um resumo curioso da tragédia humana, uma parábola sobre os perigos de se render à mediocridade e descobrir-se preso a um EU que “não deu certo”. Mas a tecnologia pode ser a única salvação para uma existência mais rica e cheia de “vida”, mesmo que sintética.

O DÉCIMO SEGUNDO LEITO | Dean R. Koontz 

Um dos contos mais comoventes que figuraram nas Magazines, por retratar a velhice e o drama do ser humano quando é reduzido a algo descartável. A história, me fez lembrar do “Um estranho no ninho”, livro de 1962 onde era descrito o tratamento indiferente e sub-humano dado aos pacientes de um hospício. No conto de Koontz somos apresentados a um grupo de velhinhos, meticulosamente cuidados por robôs. Mas os enfermeiros mecânicos são frios e indiferentes… 

A ESTRADA REAL PARA LÁ | Robert M. Green Jr.

Uma família viaja de carro a fim de chegar a uma misteriosa cidade do interior chamada Jackson City. Mas a estrada que pegam, de paisagens verdejantes e bucólicas, esconde um mistério que parece ter saído de um episódio do seriado “Além da imaginação”. O curioso sobre esse conto é que ele remete a um momento de transformação que os EUA (e depois o mundo) sofreram no pós-guerra: o boom dos produtos industrializados, a proliferação das auto-estradas e a cultura dos automóveis, uma mistura de progressos que se opunha ao estilo pacato da vida no interior, fortemente apegada ao estilo colonial.

FORA DE TEMPO E DE LUGAR | George Collyn

Qual seria, realmente, o impacto da dilatação do tempo decorrente das viagens interestelares? É sabido que o tempo dos astronautas, viajando em altas velocidades, transcorre mais lentamente que o nosso aqui na Terra, mas preferimos não pensar nos problemas que essa “viagem no tempo” pode desencadear. O conto me lembrou bastante um livro incrível chamado “Regresso das estrelas”, de Stanislaw Lem (autor de Solaris); onde os astronautas regressados precisam lidar com um mundo muito diferente daquele que haviam deixado. Mas a melhor referência para os mais jovens é que o conto de Collyn parece um episódio da série “Black Mirror”, mas escrito há mais de 50 anos.

BICHOS  | Charles Harness

Um conto muito curioso e bem humorado que envolve espionagem e as extravagantes tecnologias criadas pelos Governos para obter informações. É importante lembrar que o contexto da história se dá em plena guerra fria, onde era rotineiro o feroz embate entre os agentes dos EUA e os da União Soviética (URSS). Por mais inverossímil que possa nos parecer hoje, é bem possível que a indústria da espionagem da época contou com as pesquisas mais malucas que podemos imaginar.

A VOLTA DE ADALBEU | Walter Martins

Mais um interessante conto de autor brasileiro, que mistura gêneros e apresenta um conto mais fantástico que científico. Esse tipo de narrativa, onde temos elementos de misticismo regrados por alguns elementos científicos era mais comum na fase de ouro, e abundavam nas revistas Weird Tales. O conto de Walter Martins também é recheado de um excelente humor, com o mérito de explorar muito bem os tipos populares brasileiros.

O Ebook com seu índice de navegação interativa

Sobre o E-book 

  • Este arquivo foi feito para a preservação da memória da ficção científica no Brasil e destina-se à pesquisa e aos fãs. Sua venda portanto é proibida. 
  • O texto foi digitado em sua integralidade, revisado e adaptado para o novo acordo ortográfico brasileiro. Foram incluídas também dezenas notas explicativas, para auxiliar a compreensão de alguns termos muito específicos e aumentar a imersão de leitura. 
  • A ilustração de capa foi mantida e restaurada. As propagandas internas da revista foram descartadas para manter o tamanho do arquivo o menor possível, de forma a facilitar sua circulação e otimizar a leitura em smartphones e tablets.

Baixe aqui a versão EPub

Baixe aqui a versão MOBI (Kindle)

Baixe aqui a versão PDF

Padrão

3 comentários sobre “Revista Magazine de Ficção Científica nº 3

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s